5 ambientes que apostam na terracota, a cor da vez na decoração

 em Demonstrações, Dicas, Efeitos, Novidades, Preparações

Confira 5 ambientes da Casa Cor PR 2018 que apostam na terracota, o tom terroso que remete à conexão com a natureza e é forte tendência na decoração

terracota1

O laranja característico da argila toma frente à tendência dos tons terrosos na decoração de interiores. Na foto, o laranja é mesclado ao rosa antigo.

Por definição, terracota nada mais é que a própria argila feita à mão e cozida no forno. Sua cor intensa, derivada do laranja, é típico de cerâmicas. O tom natural que remete a uma conexão com a natureza tem se apresentado como forte tendência no design de interiores, marcando presença tanto nas escolhas das cores do ano como nas grandes mostras de decoração.

terracota2

Terra Roxa, cor do ano 2018 escolhida pelas Tintas Suvinil, é uma derivação da terracota. Foto: divulgação

A marca de tintas Suvinil foi uma das que abraçou a tendência em 2018, com a escolha da cor Terra Roxa como aposta do ano. “Observamos esse movimento de aproximação com as nossas raízes no ano passado, quando adiantamos a tendência de tons terrosos na decoração”, afirmou Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil, na ocasião do lançamento da novidade.

Na Casa Cor Paraná 2018, foram vários os ambientes que tiveram a terracota como protagonista do espaço, passando por paredes, móveis ou objetos de decoração. Confira os ambientes da mostra que seguem a tendência e inspire-se!

Em paredes

terracota3

Lounge Brasilidades, da arquiteta Vânia Toledo Martins. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Um ambiente extremamente brasileiro e que remete às origens do país foi a proposta da arquiteta Vânia Toledo Martins. Além de utilizar a terracota como cor predominante no ambiente, ela apostou na taipa, feita a partir de barro e bambu, para revestir duas das paredes do ambiente. O resultado é um espaço com uma ligação ainda mais forte com a natureza.

Uma derivação da cor também aparece no Banheiro das Gêmeas, da arquiteta Rikelly Wolter. O ambiente tem como intenção acompanhar o desenvolvimento das crianças, criando uma aura infantil. O cinza foi a tonalidade escolhida para se mesclar aos terrosos.

terracota4

Banheiro das Gêmeas, da arquiteta Rikelly Wolter. Foto: Eduardo Macarios

Em nichos

Na Cozinha da Família, a arquiteta Flávia Bonet utilizou uma paleta de cores inusitada, colocando o terracota junto ao rosa antigo. A proposta era de criar uma cozinha versátil, mesclando elementos clássicos aos contemporâneos — premissa que também é explorada a partir das cores.

terracota5

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Nesse caso, o tom de argila ganha vida na mesa central e nos armários. Como cor complementar, a arquiteta utilizou o branco e o azul marinho jeans, tonalidades mais neutras.

terracota6

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Em detalhes

terracota7

Suíte de Hóspedes. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O terracota ainda pode ser incorporado aos detalhes para quem quer que o tom harmonize com cores já existentes no ambiente. Na Suíte de Hóspedes, assinada pela arquiteta Alessandra Gonçalves Gandolfi, a tonalidade está presente na cama, inteiramente estofada em couro como alternativa ao box.

No Espaço Renault, projetado pelos arquitetos Christian e Richard Schönhofen, o laranja é destaque através da arte. O ambiente foi projetado para incorporar à garagem um espaço de convivência. Nele, a cor forte ganha vida no quadro, pintado pelo próprio Christian.

terracota8

Espaço Renault. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Por: gazetadopovo.com.br

7coisas